top of page
Objeto Inteligente de Vetor.png
Buscar

INVESTIGAÇÃO DETERMINADA PELO TRE-BA PODE REVELAR FRAUDE ORQUESTRADA EM IRECÊ ENVOLVENDO EX-PREFEITO E SEU CANDIDATO

  • Foto do escritor: Redação O Informante
    Redação O Informante
  • 13 de mai.
  • 2 min de leitura



INVESTIGAÇÃO DETERMINADA PELO TRE-BA PODE REVELAR FRAUDE ORQUESTRADA EM IRECÊ ENVOLVENDO EX-PREFEITO E SEU CANDIDATO


Indícios de um escândalo eleitoral sem precedentes começam a emergir em Irecê. Em decisão recente, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu provimento a um recurso da coligação “Irecê da Esperança” e determinou o aprofundamento da investigação sobre um suposto esquema de desinformação contra o candidato Figueredo nas eleições municipais de 2024. A decisão anulou a sentença anterior e abriu caminho para a oitiva de testemunhas, inclusive a possibilidade de depoimento do ex-prefeito Elmo Vaz.


A medida foi tomada poucos dias após o Supremo Tribunal Federal formar maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema do CNJ — e chama atenção a semelhança entre os casos, já que o processo de Irecê também envolve a inserção de um suposto mandado de prisão falso no sistema judicial, o que, se confirmado, poderá configurar um grave ataque à lisura eleitoral.


Segundo o TRE-BA, os fatos apurados até agora são “gravíssimos” e merecem aprofundamento com produção de prova oral. Há suspeitas de que a imagem de Figueredo tenha sido vinculada indevidamente ao crime por meio de fake news, o que teria beneficiado diretamente o então candidato Murilo Franca, nome apoiado por Elmo Vaz.


Embora não se trate de uma condenação ou julgamento definitivo, a decisão do Tribunal coloca sob forte suspeita a legitimidade das eleições e reacende o debate sobre possível abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação social por parte do grupo político que hoje ocupa a prefeitura.


A depender das provas colhidas nas próximas etapas, existe a possibilidade de que o mandato de Murilo Franca seja cassado, além da eventual declaração de inelegibilidade dos nomes investigados: Elmo Vaz, Murilo Franca e Tertinho.


Nos bastidores, comenta-se que, caso essa hipótese se confirme e uma nova eleição seja convocada, Figueredo desponta como favorito. Em recente levantamento, ele aparece com 56% das intenções de voto, enquanto Ricardo de Lapão teria 19%, e Léo da Unibel apenas 1%. A rejeição ao atual grupo político parece crescer à medida que novas revelações vêm à tona.


Ainda há muito a ser revelado, mas uma coisa é certa: os holofotes agora estão voltados para Irecê, e a população exige respostas. A verdade, aos poucos, começa a emergir.

 
 
 
bottom of page